Xadrez

REGRAS BÁSICAS DO XADREZ

O Xadrez é jogado por dois jogadores. Um joga com as peças brancas o outro com as pretas. Cada um inicialmente tem dezesseis peças: Um Rei, uma Dama, duas
Torres, dois Bispos e oito Peões.
Para os jogadores com deficiência visual, as peças possuem um pino de fixação embaixo e as pretas tem alguma característica que pode
ser uma ranhura ou um preguinho sobre elas, para que as mesmas possam ser diferenciadas das brancas, com o tato.
O tabuleiro possui 8 linhas e 8 colunas, formando assim 64 casas de cores alternadas, 32 brancas e 32 pretas. No tabuleiro adaptado as casas pretas são mais elevadas que as brancas e todas possuem
um orifício para que a peça seja fixada.
Usa-se a anotação algébrica das casas para sua identificação. As colunas representadas pelas letras de A até H e as linhas de 1 a 8, ou seja, vai de A1 A H8. Para facilitar o entendimento da pronúncia da casa é utilizado nomes próprios para cada letra: A, Ana; B, Bela; C, Cézar; D, David; E Eva; F, Félix; G, Gustav; H, Hector.
O posicionamento inicial das peças no tabuleiro é da seguinte maneira: As peças brancas são montadas da esquerda para a direita na primeira linha com a seguinte ordem: Torre (a1), Cavalo (b1), Bispo (c1), Dama (d1), Rei (e1), Bispo (f1), Cavalo (g1)e Torre (h1).
As peças pretas acompanham esta mesma ordem na linha 8, ou seja, de frente para a outra as peças são as mesmas. Imediatamente após cada uma destas linhas, está uma linha de 8 peões, isso significa que os brancos estão na linha 2 e os pretos na linha 7.
Os jogadores movimentam alternadamente uma das suas peças, sendo sempre o jogador com as brancas o primeiro a começar. Um movimento consiste em pegar numa peça e coloca-la numa nova casa respeitando as regras de movimento. Só o Cavalo é que pode passar por cima de outras peças. Um jogador pode Capturar peças do adversário, para fazê-lo tem de movimentar uma das suas peças para uma casa que contenha uma peça inimiga, respeitando as regras de movimento. A peça capturada é retirada do tabuleiro. (A captura
não é obrigatória). O jogo termina quando se atingir o mate ou uma situação de empate.

Regras de Movimento:

  • O Rei pode mover-se uma casa na horizontal, vertical ou diagonal. O Rei do lado a jogar nunca pode estar em xeque após a realização de uma jogada. Se não for possível evitar que o Rei esteja em cheque a posição passa a ser de mate e o lado do Rei que está a ser atacado perde.
  • A Dama pode movimentar-se um qualquer número de casas na horizontal, vertical ou qualquer em uma das diagonais.
  • A Torre pode movimentar-se um qualquer número de casas na horizontal ou vertical.
  • O Bispo pode movimentar-se um qualquer número de casas em qualquer uma das diagonais.
  • O Cavalo movimenta-se em forma de L, e é a única peça que pode "saltar" por cima de outras.
  • O peão move-se de formas distintas quer se esteja a mover ou a capturar uma peça. Quando um peão se move avança uma casa na vertical em direcção ao lado do adversário. Apenas na primeira vez, para ganhar tempo, o xadrez permite que se avance uma ou duas casas.
  • Tocar nas Peças Esta regra diz que quando se toca numa peça esta tem de ser jogada, ou do francês: "piece touche piece joue". Num jogo com deficientes visuais esta regra foi adaptada para "peça retirada da casa de origem é peça jogada, pois o tabuleiro e as peças precisam ser tocadas sempre para a análise da posição.

Fonte:
FBXDV